© 2023 por Jade & André. Criado orgulhosamente com Wix.com

Ebis Filho

Ebis Dias Santos Filho nasceu em Petrolina, no dia 01/12/1980. Possui Mestrado em Música, pela UFPE, desde 2019. Também é graduado em Música (Licenciatura), pela UFPE, desde 2012. Atua como professor de Musicalização Infantil desde 2013, utilizando vários instrumentos, objetos sonoros e o corpo para desenvolver a musicalidade das crianças. 

Ainda na área de Musicalização Infantil, participou como idealizador, diretor, roteirista e compositor de desenhos animados que ensinam ritmos musicais nordestinos e seus instrumentos para a criançada. Frevo, maracatu, xote, xaxado, baião, arrasta-pé e coco são apresentados, com uma linguagem lúdica, junto com a sanfona, zabumba, alfaia, saxofone e muitos outros instrumentos que fazem parte da nossa cultura.

Como compositor, em 2013 fez o curso de extensão em composição erudita, na UFPB, e escreveu algumas peças para piano, violão, flauta e instrumentos de percussão. Sua ex-banda, The Playboys, é citada pelo livro mais conhecido de música popular pernambucana, “Do Frevo ao Manguebeat”, do renomado jornalista José Teles. 

Como pesquisador musical, lançou, em 2018, pela Editora UFPE, junto com a antropóloga Fabiana de Oliveira Lima, o livro “A Chegada do rock no Recife dos anos 1950”. O Lançamento deste trabalho foi matéria de capa dos cadernos culturais do Diário de Pernambuco, Folha do Recife e destaque no Jornal do Comércio. É especialista em trabalhos sobre o consumo da música norte-americana no Recife entre os anos 1920 e 1950. Possui trabalhos publicados, em congressos., como   internacionais, como o III Congresso de Musicologia da Associação Regional da América Latina e Caribe, da International Musicological Society, em 2017 e aprovado no XXXII Congresso Internacional ALAS – Associação Latino-americana de Sociologia, em 2019.  Também teve artigo publicado na revista Ensayos. Historia y Teoría del Arte,; da Universidade Nacional de Colombia. É membro do grupo de pesquisa "Musicología en Colombia" , desta mesma instituição.